História dos Encontros Nacionais

 

O Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD) foi criado em 2003 a fim de contribuir com a defesa dos direitos das pessoas com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). A partir de 2004, o ConBraSD passa a promover eventos a nível regional, nacional e internacional para esse fim.

O Encontro Nacional do ConBraSD – Enco – é um evento bienal, organizado pelo Conselho Brasileiro de Superdotação (ConBraSD) com o objetivo de congregar profissionais de diversas áreas, promovendo o avanço do conhecimento no campo das Altas Habilidades/Superdotação, garantindo uma inclusão mais efetiva e específica desta população nas ações políticas e educacionais, bem como a sua aplicação nos diversos setores sociais.

Iniciando com o I Encontro Nacional do CONBRASD, que ocorreu no ano de 2004 em Brasília, deu-se início a uma sequência de encontros bienais com o mesmo nome.

O II Encontro Nacional do ConBraSD em Pirenópolis – GO, no ano de 2006, deu sequência às discussões iniciadas no primeiro encontro.

O III Encontro Nacional do ConBraSD, em 2008 na cidade de Canela – RS, ocorre simultaneamente ao III Congresso do Mercosul sobre Altas Habilidades/Superdotação, o VI Encontro Estadual Repensando a Inteligência e o II Congresso de Jovens com Altas Habilidades/Superdotação.

A IV edição do Encontro Nacional do ConBraSD, ocorrido em 2010 na cidade de Curitiba – PR, abriu as portas para o I Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação, que ocorreram simultaneamente ao IV Seminário de Altas Habilidades/Superdotação da UFPR.

O V Encontro Nacional do ConBraSD ocorre simultaneamente ao I Encontro de Crianças e Jovens Superdotados do Rio de Janeiro, na cidade de Niterói, estado do Rio de Janeiro, em 2012, com apoio da Universidade Federal Fluminense.

Em 2014, ocorre simultaneamente o VI Encontro Nacional do ConBraSD, o II Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação e o X Congresso Iberoamericano de Superdotación, Talento y Creatividad na cidade de Foz do Iguaçu – PR.

No ano de 2016 ocorreu o VII Encontro Nacional do ConBraSD em Bonito – MS, abrindo as portas para o VIII Encontro Nacional do ConBraSD, simultaneamente ao III Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação e o I Seminário de Altas Habilidades/Superdotação da UCDB, em 2018, no mesmo estado do Mato Grosso do Sul, desta vez na capital Campo Grande. Esta oitava edição tem como temática: Multidimensionalidade das AH/SD.

 

A Logomarca

 

A logo escolhida como marca para esse Enco foi criada por um estudante com Altas Habilidades/Superdotação do Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (CEAM/AHS) de Campo Grande – MS. O estudante Carlos Henrique de Souza Costa tem 11 anos e participou de um Concurso Voluntário de Logomarcas feito na Sala de Enriquecimento Curricular de Arte e Criação/Desenho pelas professoras responsáveis. O desenho a esquerda mostra o original e à direita o resultado final da modificação feita em arte gráfica para representação do evento.

 

 

Comissão Científica

Profª Dra Angela Mágda Rodrigues Virgolim
Profª Dra Cristina Maria Carvalho Delou
Profª Dra Denise de Souza Fleith
Profª Dra Elizabeth Carvalho Da Veiga
Profª Dra Eunice Maria Lima Soriano de Alencar
Profª Dra Jane Farias Chagas
Profª Dra Karina Inês Paludo
Prof Dr.  Miguel Cláudio Moriel Chacon
Profª Dra Paula Yamasaki Sakaguti
Profª Dra Solange Muglia Wechsler
Profª Dra Maria Clara Sodré
Profª Dra Nara Joyce Wellausen Vieira
Profª Dra Tatiane Negrini
Profª Dra Renata Rodrigues Maia-Pinto
Profª Dra Alexandra Ayach Anache
Profª Dra Andréia Jaqueline Devalle Rech

 

Comissão de Organização

Graziela Cristina Jara – (ConBraSD)
Eliane Regina Titon Hotz – (ConBraSD)
Brenda Cavalcante Matos – (ConBraSD)
Norma Eliza Josefa Geraldi – (ConBraSD)
Susana Graciela Pérez – (ConBraSD)
Carina Elisei de Oliveira – (UCDB)
Giane Fonseca Bifon – (CEAM/AHS)
Diana de Farias Costa – (CEAM/AHS)
Dilan de Andrade Hugo – (CEAM/AHS)
Daniel Ventura Damaceno – (CEAM/AHS)
Clédison Miguel da Cruz – (CEAM/AHS)
Célia Mirian da Silva Nogueira – (CEAM/AHS)
Fabio Soares Teruya – (CEAM/AHS)
Ana Gabriella Floriano Santos – (CEAM/AHS)
Cenir Soares da Silva – (CEAM/AHS)
Eliane de Fátima Alves de Morais Fraulob – (CEAM/AHS)
Camila de Oliveira Lemos Scudeler – (CEAM/AHS)
Leonardo Bastos Ferreira – (CEAM/AHS)
Marcela Luzio Ferreira Moquiuti – (CEAM/AHS)
Veridiana Vicentini Teixeira Maior – (CEAM/AHS)
Elizandra Simões Barroso – (CEAM/AHS)