Informamos que o prazo para envio de Comunicação Oral ou Palestra Compartilhada foi prorrogado até dia 10/09 e não será mais prorrogado.

 

Este ano o evento abrirá ao público duas modalidades de publicações.

  1. Comunicação Oral
  2. Palestras Compartilhadas

Fique atento às regras de cada modalidade.

 

IMPORTANTE: Informamos que o prazo para pagamento das inscrições para envio de Comunicação Oral ou proposta de Palestra será encerrado no dia 07 de setembro de 2018, e o prazo para envio dos trabalhos será encerrado no dia 10 de setembro de 2018 às 23h59min. Os pagamentos realizados após o dia 07 de setembro de 2018, não permitirão envio de trabalhos, somente a participação no evento.

 

Faça o Download dos Slides Padrão do Evento no link a seguir: Padrao_Apresentacao_VIII Enco

 

1. Comunicação Oral

 

 

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

 

Somente serão aceitos trabalhos na modalidade Comunicação Oral, em um número máximo de 60 trabalhos. Com o número máximo de 6 trabalhos por sala de apresentação. Se houver mais de 60 trabalhos inscritos, a seleção será feita a partir das maiores notas alcançadas na avaliação da comissão técnico-científica.

As Comunicações Orais terão duração de 20 minutos, com possibilidade de uso de mais 5 minutos para o proponente responder a perguntas dos ouvintes.

Os trabalhos selecionados para a Comunicação Oral serão publicados nos Anais eletrônicos do evento, na página do ConBraSD (www.conbrasd.org) e por isso devem ser inéditos.

Todos os autores e coautores devem estar inscritos e com o pagamento de inscrição confirmado no VIII Encontro do ConBraSD, III Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação e I Seminário de Altas Habilidades/Superdotação da UCDB.

A apresentação do trabalho deverá ser feita por um dos autores ou coautores, cujo nome será indicado na identificação dos autores (segundo normas de formatação a seguir).

Os trabalhos deverão ser enviados até o dia 10 de setembro de 2018 pela área restrita do participante, essa área não poderá ser acessada se o pagamento não for efetuado. É o autor principal que deve enviar o trabalho por sua área restrita, não sendo necessário aos coautores enviarem o trabalho novamente.

Será enviada confirmação do recebimento do trabalho para o e-mail do autor principal e a divulgação dos resultados será publicada no site do ConBraSD (www.conbrasd.org) e no site do evento (www.enco2018.com.br) até o dia 20 de setembro de 2018 (a data foi prorrogada devido às prorrogações de envio de trabalhos).

 

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

 

Poderão ser aceitos até 3 (três) trabalhos por pessoa, sendo um como autor e dois como coautor. Cada Comunicação Oral deve ter o número máximo de 4 (quatro) autores.

Os trabalhos apresentados na modalidade de Comunicação Oral deverão ser resultantes de pesquisas concluídas e/ou relatos de experiência de trabalhos desenvolvidos nos atendimentos aos estudantes com AH/SD, na formação de professores, em serviços de atendimento e/ou orientação às famílias e unidades educacionais.

Em caso de aprovação do trabalho para comunicação oral, o autor principal deve utilizar o modelo de slides padrão do evento fazendo o download do modelo que está no topo desta página, ou no link a seguir (Padrao_Apresentacao_VIII Enco).

Todos os autores e coautores dos trabalhos selecionados receberão o certificado de Comunicação Oral. Estes serão entregues após a Comunicação Oral.

A pedido do interessado, a Comissão Organizadora emitirá Carta de Aceite, até dia 20 de setembro de 2018, para a viabilização de financiamentos ou custeios junto às respectivas instituições de origem. As solicitações deverão ser enviadas ao e-mail (contatoenco2018@gmail.com) com cópia para (brendacmatos@gmail.com).

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os trabalhos serão avaliados considerando os seguintes critérios:

  1. Relevância e pertinência do trabalho para as discussões sobre o tema de Altas Habilidades/Superdotação;
  2. Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação;
  3. Interlocução com a produção da área;
  4. Conclusões fundamentadas.

Recomenda-se fazer cuidadosa revisão ortográfica e gramatical, visto que os trabalhos serão publicados conforme enviados, sem revisão prévia, portanto será de responsabilidade dos autores o conteúdo e forma do trabalho enviado.

Cada comunicação oral será analisada por dois avaliadores, que atribuirão uma nota de 0 a 10 a cada trabalho.

Os arquivos enviados devem ter o formato de resumo expandido, segundo as normas de formatação descritas abaixo.

Os trabalhos que forem enviados fora da formatação exigida serão automaticamente rejeitados.

 

NORMAS PARA DIGITAÇÃO E FORMATAÇÃO

1ª página

 

TÍTULO DO TRABALHO CENTRALIZADO, EM MAIÚSCULO E NEGRITO

Nome do autor (instituição de origem, se houver)

Nome do coautor 1 (instituição de origem, se houver)

Nome do coautor 2 (instituição de origem, se houver)

Nome do coautor 3 (instituição de origem, se houver)

Se o trabalho for de autoria múltipla (até 4 autores), deve ser sublinhado o nome do apresentador, mesmo que este não seja o autor principal. O e-mail de cada autor, sua titulação (se houver) e a agência financiadora (se for o caso), deverão constar como nota de rodapé.

RESUMO

Deverá conter de 250 a 300 palavras, com introdução explicitando o tema da pesquisa ou da experiência; os objetivos; o local e período de realização; a metodologia utilizada; análise dos resultados e considerações finais.

Palavras-chave: As palavras-chaves devem ser até 5 (cinco), separadas por ponto.

2ª página em diante

Texto de 2 a 4 páginas (sem contar o resumo e as referências), incluindo: introdução, objetivos, metodologia,análise dos resultados e contribuições da pesquisa ou considerações finais. Evitar o uso de figuras, quadros e tabelas.

  1. A extensão do arquivo sempre será .doc ou .docx;
  2. Papel tamanho A4;
  3. Margem superior e inferior com 3 cm;
  4. Margem esquerda e direita com 2,5 cm;
  5. Fonte: Times New Roman 12 para o texto e 14 para os títulos;
  6. Espaçamento entre linhas 1,5cm;
  7. As referências bibliográficas devem obedecer às normas mais recentes da ABNT e localizar-se ao final do texto, contendo exclusivamente as obras citadas.

As normas da ABNT podem ser consultadas em algum dos sites seguintes:

http://www.ufrgs.br/bibedu/normas-abnt

http://www.more.ufsc.br/

http://w3.ufsm.br/biblioteca/index.php/sib-ufsm/normas

http://www.portal.ufpr.br/normalizacao.html

Os dez melhores resumos de comunicação oral serão premiados com o Prêmio Maria Helena Movaes Mira e serão convidados a expandirem seu trabalho para artigos com até 15 páginas a serem publicadas na Revista Brasileira de Altas Habilidades/Superdotação volume 4.

 

DA COMISSÃO TÉCNICA CIENTÍFICA

          A avaliação das comunicações orais será realizada pelo Comitê Técnico-científico, integrado por doutores de diferentes instituições de ensino superior nacional e internacional que atuam na área das Altas Habilidades/Superdotação.

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2. Palestras Compartilhadas

 

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE PALESTRAS

 

Este ano o evento está com a modalidade de Palestras Compartilhadas. Ocorreram 10 palestras de forma concomitante em que os congressistas escolherão a palestra que desejam participar de acordo com seu interesse.

As Palestras compartilhadas terão duração de 45 minutos, ficando a critério do proponente usar desse tempo para perguntas da platéia ou não.

Somente pessoas com titulação de mestre ou doutor(a) podem propor uma palestra e enviá-la para o processo de seleção.

Serão selecionadas 10 palestras no total. As palestras selecionados entrarão na programação do evento, na categoria “Palestras Compartilhadas” e serão proferidas no dia 26 de outubro de 2018, sendo que as 10 palestras serão apresentadas  simultaneamente.

Se houver mais de 10 propostas de palestras, a seleção será feita a partir das maiores notas alcançadas na avaliação da comissão técnico-científica.

Os resumos das palestras selecionadas serão publicados nos Anais eletrônicos do evento, na página do ConBraSD (www.conbrasd.org) e por isso devem apresentar resultados inéditos.

Todos os proponentes de palestra devem estar inscritos e com o pagamento de inscrição confirmado no VIII Encontro do ConBraSD, III Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação e I Seminário de Altas Habilidades/Superdotação da UCDB.

A palestra deverá ser feita pelo próprio proponente, não sendo permitidas apresentações em dupla ou por mais de um preletor. Ainda que a palestra seja referente a algum trabalho realizado por mais de uma pessoa, apenas uma terá o direito de apresentar e de receber certificado pela palestra, sendo liberada a menção nominal aos demais participantes da ação durante a apresentação, caso desejado.

Os resumos de palestra e o comprovante de titulação (de mestre ou doutor), deverão ser enviados até o dia 10 de setembro de 2018 pela área restrita do participante, essa área não poderá ser acessada se o pagamento não for efetuado.

Será enviada confirmação do recebimento do resumo da palestra para o e-mail do palestrante, e a divulgação dos resultados será publicada no site do evento (www.enco2018.com.br) até o dia 20 de setembro de 2018 (a data foi prorrogada devido às prorrogações de envio de trabalhos).

 

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE PALESTRAS

 

Serão aceitas apenas uma proposta de palestra por pessoa, sendo necessário ao palestrante ter titulação mínima de mestre ou doutor(a).

As palestras apresentadas na modalidade de Palestras Compartilhadas deverão ser resultantes de pesquisas concluídas e/ou relatos de experiência de trabalhos desenvolvidos nos atendimentos aos estudantes com AH/SD, na formação de professores, em serviços de atendimento e/ou orientação às famílias e unidades educacionais.

Em caso de aprovação da palestra, o palestrante deve utilizar o modelo de slides padrão do evento fazendo o download do modelo que está no topo desta página, ou no link a seguir (Padrao_Apresentacao_VIII Enco).

Todos os palestrantes que tiverem sua proposta de palestra selecionada receberão o certificado de Palestrante do evento. Estes serão entregues após a Palestra.

A pedido do interessado, a Comissão Organizadora emitirá Carta de Aceite, até dia 20 de setembro de 2018, para a viabilização de financiamentos ou custeios junto às respectivas instituições de origem. As solicitações deverão ser enviadas ao e-mail contatoenco2018@gmail.com com cópia para brendacmatos@gmail.com

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

As propostas de palestra serão avaliadas considerando os seguintes critérios:

  1. Titulação do proponente – necessário título de mestre ou doutor(a);
  2. Relevância e pertinência do trabalho para as discussões sobre o tema de Altas Habilidades/Superdotação;
  3. Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação;
  4. Interlocução com a produção da área;
  5. Conclusões fundamentadas.

Recomenda-se fazer cuidadosa revisão ortográfica e gramatical, visto que os resumos de palestras serão publicados conforme enviados, sem revisão prévia, portanto será de responsabilidade dos autores o conteúdo e forma do trabalho enviado.

Cada proposta de palestra será analisada por dois avaliadores, que atribuirão uma nota de 0 a 10 a cada trabalho.

Os resumos de palestra devem ter o formato de resumo expandido, segundo as normas de formatação descritas abaixo.

Os trabalhos que vierem fora da formatação exigida serão automaticamente rejeitados.

 

NORMAS PARA DIGITAÇÃO E FORMATAÇÃO

 

1ª página

TÍTULO DA PALESTRA CENTRALIZADO, COM LETRAS MAIÚSCULAS E EM NEGRITO 

 

Nome do autor (instituição de origem, se houver)

RESUMO

Deverá conter de 250 a 300 palavras, com introdução explicitando o tema da pesquisa ou da experiência; os objetivos; o local e período de realização; a metodologia utilizada; análise dos resultados e considerações finais.

Palavras-chave: As palavras-chaves devem ser até 5 (cinco), separadas por ponto.

2ª página em diante

Texto de 2 a 4 páginas (sem contar o resumo e as referências), incluindo: introdução, objetivos, metodologia,análise dos resultados e contribuições da pesquisa ou considerações finais. Evitar o uso de figuras, quadros e tabelas.

  1. A extensão do arquivo sempre será .doc ou .docx;
  2. Papel tamanho A4;
  3. Margem superior e inferior com 3 cm;
  4. Margem esquerda e direita com 2,5 cm;
  5. Fonte: Times New Roman 12 para o texto e 14 para os títulos;
  6. Espaçamento entre linhas 1,5cm;
  7. As referências bibliográficas devem obedecer às normas mais recentes da ABNT e localizar-se ao final do texto, contendo exclusivamente as obras citadas.

 

As normas da ABNT podem ser consultadas em algum dos sites seguintes:

http://www.ufrgs.br/bibedu/normas-abnt

http://www.more.ufsc.br/

http://w3.ufsm.br/biblioteca/index.php/sib-ufsm/normas

http://www.portal.ufpr.br/normalizacao.html

 

DA COMISSÃO TÉCNICA CIENTÍFICA

 

A avaliação das propostas de palestra serão realizadas pelo Comitê Técnico-científico, integrado por doutores de diferentes instituições de ensino superior nacional e internacional que atuam na área das Altas Habilidades/Superdotação.